Principais indicadores para gestão de frotas

Como planejar manutenções da frota? Como calcular custos operacionais para definir preços dos serviços? Veja agora!
04/10/2019
3 min de leitura

Como saber se a minha frota está dimensionada corretamente? Como saber o momento ideal para atualização da minha frota? Como planejar manutenções da frota? Como calcular custos operacionais para definir preços dos serviços? Como avaliar a qualidade dos meus processos?

Essas são algumas perguntas que a gestão de indicadores irá ajudar o gestor de frotas a responder.

Por que os indicadores de gestão de frotas são importantes?

Os indicadores sobre performance de frotas de transporte permitem o controle, análise e melhoria de processos organizacionais, a fim de permitir a integração dos processos dos diversos setores para a convergência das metas micro e macro da empresa. Com base nas informações quantitativas fornecidas por estes indicadores é possível realizar uma avaliação crítica do desempenho do sistema de transporte e logística, bem como da qualidade do serviço prestado.

Indicadores de gestão de frotas fornecem os dados necessários para o gestor ter o pleno e completo entendimento da situação operacional, fornecendo as bases para avaliar os desperdícios definir plano de ação, direcionar o foco e os recursos para atingir os objetivos e metas traçadas.

Como definir um indicador?

Um indicador deve ser usado para facilitar o processo de tomada de decisão pelos gestores, portanto devem ser simples, claros e de fácil acesso para atualização periódica.

O custo para a aquisição dos dados que permitirão o cálculo dos indicadores deve ser baixo para que se tenha um bom retorno sobre este investimento através da redução de custos via melhoria de processos.

Quais são os indicadores de gestão de frotas mais importantes?

Os indicadores-chave para a gestão eficaz da frota são cruciais para garantir o desempenho e a eficiência operacional. Aqui estão os principais:

Horas Trabalhadas do Veículo

Este indicador representa o tempo total de operação do veículo ou equipamento. É essencial para avaliar a utilização eficaz da frota e dimensionar adequadamente seus recursos. Baixos valores de horas trabalhadas indicam possível excesso de veículos na frota, sugerindo a necessidade de otimização para aumentar a utilização total.

Horas Ociosas

Refere-se ao período em que um veículo está disponível, mas não está em operação, excluindo as horas de trabalho e de manutenção. É crucial para avaliar se a frota está dimensionada de forma eficiente.

Custo Operacional do Veículo (COV)

Esse indicador abrange todos os custos fixos e variáveis relacionados ao veículo. Permite calcular o custo por serviço, hora ou quilômetro, fundamentais para a precificação dos serviços. Analisar o COV ajuda os gestores a identificar oportunidades de redução de custos e melhorias operacionais.

Consumo de Combustível

O controle do consumo médio de combustível é essencial para gerenciar custos operacionais e comparar a eficiência entre diferentes modelos de veículos e comportamentos de condução dos motoristas. Isso permite identificar veículos que podem precisar de manutenção ou motoristas que necessitam de treinamento adicional.

Idade Média da Frota

Este indicador oferece uma visão rápida da condição operacional dos veículos, facilitando a implementação de programas de renovação e dimensionamento da frota. Deve ser ajustado de acordo com a atividade da empresa e a qualidade do serviço oferecido.

Custo Médio de Manutenção

Avalia o custo médio e a frequência das manutenções realizadas, ajudando a determinar se o plano de manutenção está adequado e se os serviços estão sendo executados corretamente. Pode indicar a necessidade de substituição do veículo, alta idade média da frota ou inadequação do modelo do veículo.

Taxa de Acidentes e Sinistralidade

Permite rastrear áreas com maior incidência de acidentes ou roubo de carga, otimizando rotas de entrega e comportamentos de condução dos motoristas. Ajuda a identificar motoristas que necessitam de treinamento adicional e a implementar medidas para minimizar custos associados a esses eventos imprevisíveis.

Esses indicadores são essenciais para uma gestão eficaz da frota, proporcionando insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas e a melhoria contínua das operações logísticas.

Conheça nossos módulos de gestão

Indicadores de gestão de frotas podem evidenciar custos que podem ser reduzidos e melhorias que irão contribuir para prolongar a vida útil da frota. O comparativo entre esses indicadores irá oferecer uma visão real sobre a qualidade dos processos da empresa e os seus resultados, permitindo um melhor alinhamento para tomada de decisões e desenvolvimento de novos processos.

Os módulos de gestão Infleet podem contribuir com os indicadores da sua operação através dos sistemas de roteirização, monitoramento, telemetria e controle de manutenção e abastecimento. Entre em contato para realizar testes grátis.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.