Planejamento de Manutenções em 2024

Para reduzir o problema de manutenção de frotas é fundamental que você adote um plano de manutenção preventiva!
05/02/2024
4 min de leitura

O ano se inicia e todos nós queremos que os custos com a frota fiquem dentro do planejado para o orçamento anual ou semestral. Porém, sabemos que ao longo do período muitas coisas inesperadas ocorrem com o veículo de carga, o que aumenta o custo e faz com que o limite seja ultrapassado.

Afinal, o custo com manutenção não prevista e problemas de quebra de veículo são um grande problema para qualquer frota. Para reduzir esse problema é fundamental que você adote um plano de manutenção preventiva.

Por isso, preparamos esse artigo para te ajudar com esse planejamento. Confira!

O que é e quando é usado um planejamento de manutenção?

Resumidamente, o planejamento de manutenção é uma abordagem estratégica para gerenciar e manter veículos de uma frota.

Esse planejamento envolve a criação de um cronograma sistemático para realizar inspeções, reparos e substituições de componentes, o que garante que os veículos estejam sempre em condições ideais de funcionamento.

O uso do planejamento de manutenção é fundamental em diversas situações, especialmente em frotas comerciais, logísticas e de transporte. Algumas circunstâncias que destacam a importância dessa prática incluem:

  • Prolongamento da vida útil: Um planejamento de manutenção é fundamental para estender a vida útil dos veículos. Assim, ao antecipar e corrigir problemas antes que se tornem sérios, o gestor de frota consegue maximizar o tempo operacional de cada veículo.
  • Otimização de custos: A manutenção preventiva muitas vezes é mais econômica do que a corretiva. Por isso, corrigir problemas antes que se agravem evita custos elevados associados a reparos urgentes, substituição de peças danificadas e tempo de inatividade não planejado.
  • Segurança e confiabilidade: Em setores onde a segurança é prioritária, como transporte de passageiros ou mercadorias, a manutenção preventiva é crucial para garantir que os veículos estejam em condições ideais. Isso reduz o risco de falhas mecânicas que podem levar a acidentes.
  • Eficiência operacional: O planejamento de manutenção permite agendar intervenções em momentos estratégicos, o que evita interrupções desnecessárias nas operações, sendo importante em setores em que a pontualidade é crucial.

Ao implementar um planejamento de manutenção eficaz, as empresas podem colher uma série de benefícios, desde o aumento da eficiência operacional até a redução de custos e a promoção de um ambiente mais seguro para motoristas e passageiros.

Por que criar um plano de manutenção preventiva?

A criação de um plano de manutenção preventiva oferece uma série de benefícios que vão além da simples reparação de falhas. Pois, essa abordagem proativa tem o potencial de transformar a eficiência e confiabilidade da sua frota.

Aqui estão algumas razões cruciais para investir em um plano de manutenção preventiva:

Aumento de produtividade

Ao antecipar e abordar problemas potenciais antes que se tornem falhas graves, a manutenção preventiva contribui para um aumento geral na produtividade. Afinal, menos tempo é perdido devido a veículos fora de serviço, o que garante que a frota esteja sempre pronta para cumprir os compromissos operacionais.

Redução do gasto com falhas

A manutenção corretiva, realizada somente quando um veículo quebra, resulta em custos mais elevados devido a reparos urgentes, peças danificadas e tempo de inatividade não planejado. Por isso, um plano de manutenção preventiva reduz esses gastos ao identificar e corrigir problemas antes que se agravem.

Prevenção de possíveis acidentes

Veículos bem mantidos são mais seguros, já que a manutenção preventiva reduz o risco de falhas mecânicas que poderiam levar a acidentes. Além disso, inspeções regulares garantem que os sistemas de segurança, como freios e luzes, estejam em perfeito estado de funcionamento.

Otimização de tempo

Ao agendar manutenções em momentos convenientes, sua frota pode otimizar o tempo disponível, o que evita a interrupção desnecessária das operações. Sendo bastante importante em setores onde a pontualidade é crucial, como entregas logísticas e transporte de passageiros.

Previsibilidade

Ter um plano de manutenção estabelecido oferece previsibilidade em relação aos custos operacionais. Em vez de lidar com despesas imprevistas associadas a falhas, você pode orçar com base em inspeções regulares e substituições planejadas de peças.

Como montar o seu plano de manutenção?

Um plano de manutenção eficaz é a espinha dorsal para o desempenho consistente da frota. Aqui estão algumas diretrizes essenciais para criar um plano robusto:

Siga sempre as indicações do fabricante

O plano de manutenção preventiva de um caminhão deve ser feito com base no manual do veículo e nas indicações do fabricante.

Trocas de óleo, filtros, avaliação dos eixos, suspensão, fluido de freio e outros itens devem ser avaliados periodicamente, com base na quilometragem do veículo e todas as informações de troca devem ser armazenadas.

manutencao-preventiva-corretiva-frotas-gestao
Planejamento de manutenção: entenda como fazer em 2024!

Colete e armazene informações

Mantenha um registro detalhado de todas as atividades de manutenção. Isso inclui datas de serviços anteriores, peças substituídas e qualquer problema detectado.

Através dessas informações, o gestor pode realizar ajustes e melhorar o plano de manutenção ao longo do tempo.

Avalie periodicamente

A dinâmica de uma frota pode mudar com o tempo. Por isso, avalie regularmente o desempenho do seu plano de manutenção em relação aos objetivos estabelecidos.

Além disso, faça ajustes conforme necessário para garantir que o plano esteja alinhado com as necessidades atuais da sua frota.

Conte com a tecnologia

O sistema de monitoramento permite acompanhar em tempo real a quilometragem de cada um dos veículos, e enviar essa informação para o sistema de gestão de manutenção. Esse sistema irá te alertar no momento em que a troca de uma peça do plano de manutenção precisar ser trocada.

Com o auxílio da tecnologia, você pode acessar o histórico de manutenções e controle de custos para que você não se perca durante o ano.

Soluções Infleet para o planejamento de manutenção

Ter uma fonte objetiva de dados de frota, fornecida por um sistema integrado de gestão de frota, pode ajudar a superar o tipo de desafio que todos os que gerenciam veículos enfrentam em algum momento.

Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.

Teste aqui gratuitamente os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.