Os rastreadores dependem de sinal de telefonia para funcionar?

Você já ficou preocupado em não ter a informação do veículo quando ele vai viajar por uma região mais remota, com receio da qualidade do sinal?
01/11/2019
3 min de leitura

Quando o assunto é rastreamento veicular existem muitas dúvidas com relação à qualidade do sinal e regiões de sombra onde o veículo não consegue se comunicar com a central de monitoramento.

Você já ficou preocupado em não ter a informação do veículo quando ele vai viajar por uma região mais remota, com receio da má qualidade do sinal naquela área? Isso é algo muito comum.

Mas, os rastreadores dependem de chip e sinal de telefonia para funcionar?

A resposta é não!

A tecnologia GPS é a utilizada para identificação da posição, mas é necessário também o uso de um segundo tipo de tecnologia para enviar os dados gerados pelo GPS à rede de telecomunicação e depois ao servidor que realiza o gerenciamento do veículo.

As tecnologias mais usadas no setor de rastreamento para este fim são radiofrequências, GSM (telefonia) e GPRS (telefonia + dados móveis). Desta forma, além do módulo GPS os dispositivos para rastreamento possuem também modem e antena GSM/GPRS para comunicação com a rede, bateria interna e, em alguns casos, sensor acelerômetro para identificar movimentação do veículo.

Analisamos as principais tecnologias de rastreamento veicular para você e vamos apresentar as vantagens e desvantagens de cada uma.

GSM e GPRS

As tecnologias GSM e GPRS são as mais comuns no mercado atualmente, são elas que utilizam chip de telefonia para a transmissão de dados e conexão do veículo com a plataforma de monitoramento.

As informações coletadas pelo dispositivo são enviadas a uma central de monitoramento através da rede GSM/GPRS em pacotes de dados. Para que as informações sejam recebidas pela central é necessário que o módulo se conecte a uma operadora GSM que encaminha os dados para o servidor configurado no módulo.

Além disso, é possível realizar comunicação com o dispositivo utilizando a rede GSM com o envio de mensagens SMS via celular. Nesse sistema de comunicação, ele pode enviar as posições obtidas pelo dispositivo GPS, o status do equipamento (ligado/desligado), a qualidade do sinal da rede GPRS e do GPS como mensagens de texto para a central.

As vantagens dessa tecnologia são:

  • Atualização das informações a cada minuto;
  • Menor custo para aquisição e manutenção do sistema;
  • Dispositivos mais simples, fáceis de instalar e esconder;

A principal desvantagem dessa tecnologia é:

Regiões de sombra – As regiões de sombra são locais onde não há sinal de rede de telefonia e, portanto, não há comunicação do dispositivo com a central de monitoramento. Assim, você fica impossibilitado de monitorar o veículo até a retomada do sinal.

Para amenizar esse problema os rastreadores armazenam internamente os dados durante o período em que não há sinal e posteriormente enviam tudo para a central, atualizando todas as informações do veículo. Assim, nenhuma informação é perdida.

Existem também os chips multioperadora, que se conectam a rede da operadora de telefonia com melhor sinal da região, o que reduz as regiões de sombra e amplia a disponibilidade do serviço.

Como, atualmente, a cobertura de telefonia é bastante ampla no país essa tecnologia tem elevado grau de eficiência e aceitação.

Satelital

O rastreador satelital é comumente utilizado por empresas que transportam cargas valiosas e são muito exigidos por seguradoras de risco.

Ao invés de utilizar a rede de telefonia, esse rastreador utiliza a transmissão de dados via satélite para se comunicar com a central de monitoramento.

A grande vantagem dessa tecnologia é:

Maior área de cobertura. Ela funciona em qualquer local aberto, por mais remoto que esse local possa ser.

Com relação à tecnologia GSM/GPRS as desvantagens são:

  • Taxa de atualização de informações é mais lenta (5 a 10 minutos);
  • Dispositivo é muito maior, instalação mais complexa e o serviço muito mais caro;
  • Não funciona bem em locais fechados, como túneis ou dias muito nublados

Radiofrequência

O rastreador que funciona com base na tecnologia de radiofrequência é monitorado através da triangulação dos sinais de rádio obtidos por antenas receptoras, que são as mesmas antenas utilizadas pela tecnologia GSM/GPRS.

O sistema de radiofrequência tem a vantagem de não sofrerem interferência de barreiras físicas e funcionarem bem em locais fechados.

Outras Tecnologias

Outras tecnologias estão surgindo, a partir do conceito de Internet das Coisas, como a Sigfox e LoRa e já estão sendo aplicadas comercialmente no ramo de rastreamento.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.