Dicas para redução do consumo de combustível

Confira neste artigo 5 maneiras de reduzir o consumo de combustível de sua frota que pode resultar em uma redução de até 15% desse gasto.
02/12/2019
3 min de leitura

Na gestão de uma empresa de transporte, o custo com combustível geralmente representa de 30% a 50% do custo total da frota. Por isso, controlar o consumo de combustível é crucial para reduzir os custos operacionais e aumentar a margem de lucro.

Com a recente alta nos preços dos combustíveis, esse controle se torna ainda mais essencial para a competitividade da empresa. Adotar estratégias que reduzam o consumo de combustível é fundamental para enfrentar esse desafio.

Neste artigo, vamos apresentar 5 boas práticas para reduzir o consumo de combustível da sua frota. Essas práticas podem resultar em uma redução de até 15% nos gastos com combustível.

1. Treinamento dos motoristas

Treinar os motoristas para adotarem as práticas adequadas de direção que evitem o elevado consumo de combustível é indispensável. É importante garantir que os motoristas irão dirigir dentro da velocidade ideal para o veículo, evitando valores de RPM elevados que aumentam o consumo do carro.

Além disso, é importante instruí-los a evitar frenagens e acelerações bruscas, a fazer as trocas de marcha no momento certo e a desligar os equipamentos elétricos quando não estiverem em uso. O uso de telemetria para monitorar o padrão de direção é essencial para identificar áreas de melhoria e reduzir o consumo de combustível.

2. Uso de software de controle

Softwares de controle de abastecimento possibilitam que gestores de frotas monitorem constantemente a eficiência dos veículos, analisando indicadores como km/l, volume de combustível e intervalo de quilometragem em cada abastecimento.

Essa ferramenta permite uma avaliação minuciosa e comparativa dos veículos, embasando decisões estratégicas mais precisas. Os dados obtidos podem revelar a necessidade de manutenção em peças ou sistemas específicos do veículo que estejam causando desperdício, além de identificar desvios operacionais que precisam ser corrigidos.

3. Uso de roteirizador

Otimizar significa projetar algo novo de forma mais eficiente e econômica, buscando a melhor configuração possível. No caso do roteirizador, o objetivo é otimizar o roteiro.

O sistema de roteirização cria a rota mais curta para o conjunto de clientes a serem visitados, considerando o horário agendado para cada visita e a capacidade dos veículos disponíveis. Isso permite reduzir a distância percorrida pelos veículos, resultando em um menor consumo de combustível.

4. Mantenha a manutenção em dia

Pneus calibrados e em bom estado de conservação estão diretamente relacionados com a autonomia veicular. É fundamental a realização de inspeções periódicas para a avaliação do estado dos pneus, verificando a necessidade de troca ou calibração para garantir uma direção segura e econômica.

Além disso, é importante verificar o estado do óleo e filtro de ar. Filtro de ar sujo diminui o fluxo de ar para o motor, prejudicando a mistura ar combustível no motor e reduzindo a sua eficiência. Enquanto isso, óleo ruim causa má lubrificação resultando em sobreaquecimento e maior atrito das peças, o que também resulta em menor eficiência.

5. Controle da carga

Mantenha o veículo com a carga ótima. Veículos sobrecarregados irão se desgastar mais rapidamente além de consumir mais. É importante que o limite indicado pelo fabricante seja respeitado. Carros pesados exigem mais do motor do veículo e, portanto, tem consumo superior ao planejado.

Conclusão

O gestor de frotas deve fazer um acompanhamento da manutenção e consumo de combustível, bem como garantir um bom sistema de treinamento pessoal com adoção de boas práticas de direção para que o consumo de combustível seja reduzido. No cenário competitivo atual, é fundamental a redução de desperdícios e, portanto, esta tarefa adquire maior importância.

A Infleet fornece produtos de roteirização, telemetria, controle de manutenção e abastecimento para otimizar a operação e reduzir os custos.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.