5 benefícios da otimização de rotas

A rota traçada precisa garantir que todos os clientes serão atendidos no horário especificado. Veja como otimizar rotas!
04/10/2019
3 min de leitura
5 benefícios da otimização de rotas

O planejamento de rotas é uma das tarefas mais importantes de um gestor de frotas ou de logística, uma vez que está diretamente relacionado com a produtividade e eficiência da sua operação. A rota traçada precisa garantir que todos os clientes serão atendidos no horário especificado, com um uso adequado da capacidade dos veículos e com o menor percurso possível.

Porém, como garantir que cada uma das variáveis envolvidas na operação logística serão otimizadas, de modo que aquela rota represente o melhor cenário operacional possível? Quando feita de maneira manual a roteirização torna-se um tarefa que consome tempo do gestor, baseando-se principalmente na sua experiência e bom senso.

Entretanto, isto não garante que de fato a rota escolhida é a melhor. Para solucionar esse problema foram desenvolvidos sistemas de roteirização que permitem otimizar o percurso de maneira rápida e confiável. Aqui apresentamos alguns benefícios do uso desses sistemas.

1. RAPIDEZ NA CRIAÇÃO DO ROTEIRO

Os sistemas de roteirização permitem que o gestor crie diversas rotas e teste cenários diferentes de percursos em um tempo muito inferior ao tempo demandado para a criação manual de rotas.

Desta forma, o gestor terá maior flexibilidade para a criação de roteiros, podendo modificá-los rapidamente em casos de mudanças operacionais como a adição de um novo cliente ou problema com a disponibilidade de um veículo. Em apenas poucos minutos o software pode calcular a melhor rota de acordo com as restrições apresentadas pelo gestor.

2. ECONOMIA NOS CUSTOS OPERACIONAIS

Otimizar significa projetar algo novo com maior eficiência e menor custo, determinando a melhor configuração possível, no caso o roteiro. O sistema de roteirização cria a menor rota para o conjunto de clientes a serem visitados, com base no horário em que a visita deve ocorrer e capacidade dos veículos disponíveis para a realização da visita.

Assim, é possível reduzir o percurso do veículo resultando em um menor consumo de combustível e desgaste de peças do mesmo. Com isso, o gestor conseguirá reduzir custos de manutenção e insumos.

3. AUMENTO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Um dos grandes problema enfrentados por gestores ocorre quando no momento da entrega ou coleta da carga o cliente não está disponível para o serviço e a carga retorna ao pátio. Assim, a viagem fica perdida, aumentando os custos de entrega e causando a insatisfação do cliente.

Os sistemas de roteirização contribuem para uma melhor gestão das visitas, podendo usar como restrição os horários que cada cliente deve ser visitado a fim de garantir que no momento da visita o cliente esteja disponível. O índice de viagens sem sucesso é reduzido e a satisfação do cliente aumentada.

4. DIMENSIONAMENTO DA FROTA

Em alguns casos, a ineficiência da rota criada para a prestação dos serviços faz com o que gestor não perceba a sub utilização da capacidade dos seus veículos. Desta forma, há uma visão equivocada sobre o dimensionamento da sua frota.

O sistema de roteirização apresenta a melhor solução para o gestor com base nos veículos disponíveis, mostrando a ele que é possível em alguns casos efetuar um maior número de viagens sem a necessidade de ampliar a sua frota. Uma vez que a rota de viagem é otimizada, o tempo de entregas é reduzido permitindo ao motorista ter mais tempo para visitar novos clientes.

Além disso, com o software é possível verificar como ficaria a rota com a inserção de um novo cliente para saber o impacto deste novo ponto de parada na operação, verificando de maneira mais precisa se a frota atual é capaz ou não de atender esta demanda.

5. INDICADOR DE PERFORMANCE

O software de roteirização pode ser associado a uma plataforma de gestão de frotas para acompanhar a evolução dos indicadores operacionais, permitindo ao gestor uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, baseada em evidências numéricas e dados estatísticos e não apenas na sua experiência e bom senso.

A INFLEET oferece uma solução completa de gestão de frotas na qual é possível roteirizar, monitorar os seus veículos e gerar relatórios com as informações mais relevantes para o seu controle operacional.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.